segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Nossa chegada no Canada - Fevereiro/2016

Partimos de Recife no domingo de carnaval, 7 de fevereiro de 2016. Nossa familia estava lá para dar aquele apoio tão necessário. O lado cômico da despedida veio de Mariana que bem na hora da nossa entrada na área de embarque, com todo mundo segurando o choro, soltou um "Agora é a hora de chorar!". Foi o suficiente para todos rirem e quebrar um pouco o climão da partida.


Chegamos em São Paulo, na casa de Zé e Patrícia por volta das 23h. Tomamos um vinhozinho de leve até as 3h45...


Na Segunda-feira fui com Zé buscar 5 malas na casa de Edu, compramos carnes e voltamos para a casa deles para um churrasco de carnaval. A turma é bem animada, com muitas crianças, o que ajudou a distrair as nossas para a viagem da noite.


Na saída para o aeroporto de Guarulhos, estabeleci mais um recorde de arrumação de bagagens ao colocar 8 malas grandes, 4 de mão, 2 mochilas e 4 pessoas em uma Chevrolet Spin.



Chegamos no Aeroporto de Toronto por volta das 6:00 da manhã do dia 9 de fevereiro de 2016. Passamos pelas formalidades de imigração com um oficial sério mas simpático. Passamos no Service Canada ao lado da imigração e já fizemos o SIN. Em seguida fomos para a alfândega onde também tivemos um excelente atendimento e onde recebemos o famoso "Welcome to Canada".

Dicas para a chegada:
  • Voamos pela Air Canada que chega no Terminal 1. American Airlines e TAM chegam no Terminal 3. Não sei se a informação procede mas o Service Canada só tem escritório no Terminal 1. Facilita muito já sair do aeroporto com esse passo dado.
  • Fomos elogiados pelo fato de trazermos os formularios B4 de Goods Accompanying e outro para Goods to Follow preenchidos completamente e em duas cópias. Os oficiais gostaram mesmo foi de ver fotos dos bens que viriam depois. Como se tratava basicamente de uma escultura de madeira e alguns quadros eles gostaram muito pois facilita o controle já que não depende de descrições escritas.
Ao sair da imigração usei um telefone público para chamar um taxi e irmos para a locadora pegar o carro que alugamos para os primeiros dias. Dica: para uma familia de 4 pessoas, 8 malas, 4 malas de mão, sugiro alugar uma mini-van.


Houve uma pequena confusão ao alugar o carro pois a loja achava que precisávamos de 7 lugares quando o nosso problema eram as malas. Daí eles reservaram um Dodge Journey no qual não cabiam as malas. Enquanto resolviam a troca do carro nos ofereceram o Journey para irmos comer algo. Fomos num Tim Horton's que fica perto e cumprimos mais essa tradição dos recém-chegados no Canadá. Detalhe, nossas malas ficaram na locadora, algumas sem cadeado. Quando voltamos já estavam no carro e o rapaz fez questão que conferíssemos se estavam todas lá. Confiança, hoestidade, a gente vê por aqui!


Alugamos um apartamento pelo Airbnb, em Mississauga, próximo ao SquareOne. Antes passamos no Wal*Mart do SquareOne para fazer umas compras básicas para jantar e café da manhã. Acabou que tivemos que voltar no shopping para comprar umas besteiras e fizemos um lanche por volta das 17h. Estávamos tão cansados que fomos dormir bem cedo, antes das 21h já dormíamos.


Não poderia terminar este post sem agradecer a todas as pessoas que fizeram parte deste processo. Seria injusto colocar nomes aqui, mas cada um de vocês sabe o apoio e a ajuda que nos deram desde os que influenciaram e deram segurança, passando pelos que ajudaram lá no comecinho, durante todo o processo, neste final antes da viagem, aos que nos receberam aqui e aos que continuam nos ajudando após a nossa chegada. Agradecemos de coração!


Um comentário:

  1. Olá Rafael, boa noite! Muito interessante seu relato. Já temos nosso visto de imigrante pelo Quebes que vence em 23/03/2017. Queremos ir agora em setembro/outubro fazer o landing, passar uma ou duas semanas em Montréal providenciando o que for possível. E depois ir em definitivo em maio do ano que vem. Quais os cuidados que devemos ter com essa estratégia? Tenho um imóvel que está a venda, mas talvez só seja vendido depois que já estivermos no canadá. Devo declarar ele no landing ? Se preferir entra em contato por e-mail jrostirolla@gmail.com . Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir