quarta-feira, 3 de março de 2010

Some things are only possible in America: DVD Rental

É, às vezes eu chego a acreditar que algumas coisas só são possíveis nos EUA...

Aqui nos EUA existem dois modelos interessantes de locação de DVDs. Um é o sistema de locação a $1 por dia mais impostos (6% no condado de Broward, FL) o outro é o sistema com entrega de DVDs pelo correio. O primeiro funciona melhor com compra de impulso ou para a locação de lançamentos, o segundo é bom também para ver filmes clássicos e para quem gosta de pesquisar e programar quais filmes quer ver.

O sistema de locação a $1 por dia tem como principais players o redbox e o Blockbuster Express (veja fotos dos quiosques ao lado) e funciona assim: Você vai na máquina, escolhe o filme, passa o cartão de crédito, pega o filme e leva para casa. Não precisa de comprovante de residência, cópia de RG, CPF, 2 referências pessoais...

Se você ficar com o filme por 2 dias paga $2, se passar 10 dias, paga $10. Se passar 25 dias? Paga $25 no cartão de crédito e o filme é seu. Se você perder a capinha do disco você pode comprar uma por $1 nos próprios quiosques. Se perder o DVD, paga os $25. Simples.

Você pode pegar o filme numa máquina e devolver em outra. Pode pegar um filme em uma cidade e devolver em outra. Ou seja, você pode entrar num supermercado em Miami, FL e pegar um desenho animado para as crianças verem no carro enquanto você dirige 11 horas e meia até Charlotte, NC. Se depois de 6 horas seguidas cantando as músicas de algum personagem da Disney você estiver um pouco cansado, você pode pegar seu telefone, acessar a página da locadora e reservar um filme específico para você pegar em Savannah, GA. Canta mais uma hora e meia e chega. Quando chegar em Charlotte você devolve os filmes. Todas as máquinas estão conectadas ao banco de dados central o que permite realizar as reservas online.

O sistema de locação pelo correio funciona graças ao hábito americano de utilzar o correio para mandar cartas, não só para mandar propagandas. Aqui por exemplo posso pagar minhas contas de água, luz, impostos, IPVA, aluguel, etc. mandando um cheque pelo correio. O cheque chega, o pagamento é realizado e ponto. Além disso, o envio de cartas é feito diretamente na caixa onde se pega a correspondência, você pode até ir ao correio para mandar uma carta mas não precisa fazer isso. Todo mundo tem selos em casa, então mandar cartas é realmente um hábito por aqui.

O principal player desta modalidade é o Netflix e ele funciona assim: Você paga a partir de $4.99 por mês e pode ficar com 1 filme quanto tempo você quiser. Você pode devolver o filme no envelope pré-pago (pago pelo Netflix) e recebe outro no correio. Você cria uma lista de quais filmes você quer ver em ordem de preferência e o Netflix vai enviando na ordem que você escolheu. Os filmes geralmente chegam 1 dia útil após o recebimento do que você mandou. Existem ainda planos que permitem que você fique com 2 ou mais DVDs ao mesmo tempo, útil para os finais de semana. Você também pode assistir a filmes e séries de TV diretamente no computador (lembram que meu computador é ligado na TV da sala?) ou em aparelhos que suportem o Netflix.

Por que um sistema destes não funciona no Brasil? Como empresas brasileiras não conseguem alugar um DVD por R$2,00? Percebam que estou até abrindo mão da regra do um para um, em que para efeito de custo de vida $1.00=R$1,00. Era bem possível que cobrassem mais caro porque é mais moderno, mais avançado, tecnologia de primeiro mundo...

Quanto ao Netflix, existe um problema que é a dificuldade do envio de correspondência por pessoas normais. Não é nada prático ter que ir a uma agência dos correios para devolver um filme. Isto seria necessário pois no dia que lançarem o serviço as caixas de correios começarão a ser vandalizadas para roubarem os DVDs e alimentar o mercado pirata. Além disso, você sabe onde fica a caixa de correio mais próxima da sua casa? Você sabe o que é uma caixa de correio? Se não sabe, tenha o prazer de conhecer: